quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Além do Bitcoin: como os desenvolvedores estão ajudando os bancos tradicionais a se modernizar


Este artigo foi originalmente publicado pela indexcode.io

Bitcoin e blockchain tendem a ganhar manchetes no mundo dos bancos. A criptomoeda é o filho da “tecnologia disruptiva” no setor financeiro tradicionalmente lento. Porém, há outras áreas em que desenvolvedores e engenheiros de software precisam atualizar os negócios normalmente no setor bancário para sobreviver.

Segundo uma pesquisa, 80% dos banqueiros concordaram que sua instituição "precisa concluir uma avaliação nos próximos três anos, mas apenas 15% esperavam que isso levasse a um esforço de modernização". Ameaças à segurança, demanda por banco móvel e desatualização, todos os principais sistemas bancários estão levando os bancos a considerar grandes reformas em seus sistemas de TI. Esses são os maiores desafios de modernização enfrentados pelas instituições financeiras - áreas em que desenvolvedores e equipes remotas de software podem desempenhar um papel significativo para manter os bancos competitivos.

Fazendo atualizações nas "estruturas herdadas"

Na mesma pesquisa, 60% dos banqueiros relataram que pelo menos um de seus principais desafios tecnológicos está diretamente relacionado ao envelhecimento dos principais sistemas. "A manutenção de sistemas legados representa 78% do orçamento de TI de um banco e 70% dos banqueiros sentem que seus processos principais não podem se adaptar rapidamente às mudanças", relata Ripple.

Com o tempo, os bancos resistiram a grandes mudanças em seu sistema bancário principal, o sistema de back-end responsável pelo processamento de transações, atualizações nas contas e manutenção de outros registros financeiros. Os principais sistemas bancários são responsáveis ​​pelo processamento de depósitos, empréstimos e lançamento de créditos, além de atualizar outras ferramentas de relatórios e contabilidade.

À medida que crescem os recursos direcionados ao consumidor, como depósito móvel e transferência ponto a ponto, esses sistemas bancários principais tiveram atualizações ad hoc - mas nenhuma transformação completa. Os principais sistemas de depósito foram construídos na década de 1970, escritos em "velhas e inflexíveis linguagens de programação" como Cobalt e PL/I. A análise da Oracle também descobriu que esses "sistemas principais herdados de décadas são inflexíveis e cada vez que um banco deseja lançar um novo produto deve 'codificar' o sistema, o que pode levar 12 meses ou mais".

Não existe uma solução simples para atualizar o sistema principal de um banco: é um empreendimento tecnológico maciço, mas no qual os bancos devem investir para atender bem seus clientes. Os engenheiros podem ajudar os bancos a desenvolver uma abordagem ágil e centrada no consumidor para o core banking. Existem várias abordagens para resolver o problema dos sistemas centrais arcaicos, e as equipes de software podem realizar mudanças iterativas que evoluem a infraestrutura principal de um banco sem muita interrupção do serviço.

Modernizando a proteção contra fraudes

A prevenção de fraudes continua sendo um dos desafios tecnológicos mais difíceis que os bancos enfrentam, à medida que os cibercriminosos ficam mais sofisticados para atingir os consumidores. Para ilustrar o desafio que os bancos enfrentam em manter as informações da conta do consumidor em segurança, a Kasperky Lab invadiu uma “grande empresa financeira de capital aberto em menos de 15 minutos”.

As abordagens tradicionais adotadas por muitos bancos não funcionam. Os requisitos de autenticação e os processos de verificação falham em evitar fraudes e proporcionam uma experiência negativa ao cliente. Em vez disso, escreve um especialista em segurança, “os bancos devem se concentrar na criação de melhores sistemas e técnicas para coletar e analisar dados internos e externos, desenvolver algoritmos e perfis mais significativos, executar testes de penetração em relação às estratégias atuais, detectar alterações nos padrões de transação e desenvolver soluções mais eficazes”.

Para proteger os consumidores de ataques de malware e fraude, os bancos devem passar de uma abordagem de operações reativa para uma preventiva. Os desenvolvedores podem ajudar os bancos a se preparar modernizando os sistemas que armazenam dados do usuário, movendo informações para uma nuvem criptografada. Diz-se que a ferramenta de IA da IBM, por exemplo, oferece uma análise mais rápida de ameaças e ataques persistentes avançados. Os desenvolvedores devem integrar a tecnologia mais recente nos sistemas de segurança dos bancos para se modernizar.

Abertura de conta digital

Os desenvolvedores desempenharão um papel crítico para ajudar os bancos tradicionais a acompanhar as demandas dos clientes em movimento. A abertura de conta digital é um processo em que desenvolvedores e engenheiros de software podem ter um impacto imediato.

A abertura de conta digital (DAO) é o processo de abertura de uma conta bancária sem nunca entrar no banco. O DAO envolve executar as seguintes etapas:

  • Coletar informações de identificação pessoal de um cliente
  • Avaliar e aprovar (ou rejeitar) um cliente de uma perspectiva de risco/fraude
  • Verifique a identidade do cliente
  • Aceite fundos digital e imediatamente, através de cartão de débito / crédito ou com depósito móvel
  • Sincronize com o sistema bancário principal


Muitos bancos são capazes de permitir que os clientes abram uma conta online através de um navegador da web. No entanto, a abertura de conta otimizada para celular é uma área em que o setor ficou para trás. Existem algumas boas razões para esse processo ser tão difícil. A fraude de aplicativos e leis rigorosas contra a lavagem de dinheiro dificultam o cumprimento dos requisitos regulatórios pelos bancos. Há riscos de segurança significativos : em 2018, os bancos enfrentaram mais de US$ 31 bilhões em perda de fraude global.

Mas os desenvolvedores que ajudam os bancos a se modernizar para fornecer DAO terão um impacto financeiro imediato. Um relatório constatou que 69% dos pesquisados desejam realizar todos os seus serviços bancários por meio de canais online e móveis. A BAI descobriu que cerca de 75% da geração Y e mais de 65% da geração X preferem usar um canal digital para abrir uma conta de depósito. O consumidor principal do futuro espera poder abrir uma conta, obter empréstimos pessoais e transferir fundos de qualquer dispositivo a qualquer momento. Os desenvolvedores devem encontrar uma maneira de construir a infraestrutura para permitir que os bancos ofereçam o DAO.

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