Você provavelmente já ouviu falar do desenvolvimento do software Agile, do gerenciamento de processos Kanban e do Lean UX. O design colaborativo é uma abordagem filosófica e tática diferente para o design de produtos corporativos.
O design colaborativo é o processo de concepção em um ambiente de confiança participativo, envolvente e realista de todas as mãos ou cérebro. NÃO está projetando no vácuo; Em vez disso, como o nome indica, o design colaborativo coloca o designer no centro das várias equipes e departamentos para trabalhar com todos, a fim de construir um produto coeso. Desta forma, ninguém é deixado de fora, e o produto pode ser construído com todas as partes interessadas envolvidas.
Toda organização empresarial é diferente e as partes interessadas em torno de qualquer idéia ou tarefa podem parecer pastorear gatos. Neste guia, revisaremos dicas e truques para trabalhar com os principais jogadores, não só para obter sua contribuição, mas também para trazê-los a bordo com esta nova abordagem centrada no design.
Conheça os jogadores
Os designers são ótimos em muitas coisas, mas seu papel começa com a resolução de problemas. Isso requer saber quem são os especialistas e trabalhar com eles. Todos os membros da equipe de desenvolvimento de produtos têm suas próprias necessidades e responsabilidades, de modo a conhecê-los é tão crítico como realmente completar a atribuição dada.
Então, sem mais delongas, vamos encontrar a equipe:
Os gerentes de produtos definem o escopo, os requisitos e os ciclos de iteração de desenvolvimento para produtos e recursos; eles são muitas vezes os guardiões para os recursos antes de um sim/não final e são praticados na comunicação com toda a organização, incluindo executivos.
Os engenheiros criam o produto, então eles entendem as capacidades e limitações técnicas. Isso os torna um recurso crítico para determinar as principais preocupações, incluindo os cronogramas de desenvolvimento, as tecnologias para usar, o escopo e, muitas vezes, a viabilidade do projeto (se nossos conceitos são mesmo possíveis, dada a tecnologia e as limitações de tempo).
Os arquitetos de banco de dados e sistemas sabem como os dados são integrados e têm uma compreensão profunda do que é necessário para manter o desempenho enquanto continua a construir em cima do produto / plataforma existente.
Os especialistas em assuntos internos (PMEs) estão intimamente familiarizados com os processos de negócios, casos de uso, história e política, bem como expectativas gerais de gerenciamento, clientes e usuários.
A venda concentra-se na apresentação do produto a potenciais clientes. Isso torna as vendas o primeiro ponto de contato, então a compreensão do produto é fundamental para o fechamento (e muitas vezes a criação) de leads.
Os formadores (ou em SaaS, agentes de sucesso de clientes) têm exposição direta à equipe de vendas e usuários novos ou de teste, e podem contribuir com volumes de informações úteis sobre como o produto está atuando in vitro e além.
Quando todas as partes que trabalham no produto estão envolvidas no processo de design (um dos princípios fundamentais da metodologia Agile), o produto resultante tem uma chance significativamente maior de alcançar o sucesso - não porque os designers estejam trabalhando com as partes interessadas, mas porque as partes interessadas, mais frequentemente do que não, entenda necessidades específicas de usuários e negócios de maneira que não possamos. Trabalhar em colaboração sempre parece ser a melhor opção, mas como fazemos isso?
Como colaborar com as partes interessadas
Gestores de produtos, Gate and Time-keepers do Produto
Os gerentes de produtos geralmente têm um anexo pessoal ao produto e são mantidos em expectativas muito elevadas dentro da empresa. Eles também precisam responder aos usuários ou clientes de seus produtos quando há problemas, promessas não atendidas ou solicitações para uma nova funcionalidade.
Eles valorizam a comunicação simples altamente e precisam ser atualizados sobre o progresso, problemas e quaisquer mudanças. Eles gostam de ver os rascunhos primeiro e freqüentemente, e porque eles podem trabalhar em várias escalas (vários níveis de desenvolvimento direto do produto para hands-on com mudanças menores mesmo), suas interações com eles podem variar muito.
Como os PM gastam tanto tempo se comunicando com várias partes interessadas (internamente e externamente), é importante mantê-los informados sem esperar que eles façam check-in com você. Configure check-ins regulares com seus PMs para apresentar rascunhos iterativos, ouça seus comentários e termine sempre com uma lista de itens de ação para a próxima reunião.
Não demorará muito para saber quais são seus objetivos para a funcionalidade do produto. Os PM sabem que os designers são solucionadores de problemas, por isso os designers precisam fornecer dados e análises para comprovar seu raciocínio. Se você está certo ou não, não importa. Prove que construir o melhor produto é o objetivo e você ganhará a confiança de um PM!
Engenharia: Responsável por trazer desenhos para a vida
Os engenheiros (também chamados de desenvolvedores) são as pessoas mais próximas do produto; eles o compram! Isso lhes dá uma vantagem porque eles conseguem experimentar e testar diretamente os componentes individuais do produto em ação . Isso é ótimo porque, sem dúvida, eles encontrarão as fraquezas em qualquer design - às vezes antes de construir qualquer coisa - o que é duplamente ótimo porque é uma grande vantagem em tantos níveis para encontrar as falhas antes que o software seja codificado.
A melhor maneira de ganhar a confiança de um grupo de engenharia é produzir especificações completas dos produtos ou envolvê-los no início ... ou ambos.
Quando os desenvolvedores são considerados verdadeiros interessados eles estão mais do que dispostos a discutir casos de uso, cenários, desafios técnicos e as opções para superá-los.
É fácil esquecer que os engenheiros são verdadeiros arquitetos de produtos; eles têm interesse em resolver problemas com o designer, especialmente quando o desafio é difícil ou pode ser tratado de outra maneira.
Arquitetos de banco de dados e sistemas, Guardiões de estruturas de dados
Os arquitetos de banco de dados e sistemas sabem como o produto funciona nos bastidores. Eles sabem tudo sobre como os dados são armazenados e estruturados, o que pode ser integrado e como todos os sistemas falam um com o outro. Eles tendem a estar menos preocupados com a forma como o produto funciona para os usuários do que como ele interage com vários sistemas (o que é o responsável pelo).
Eles podem ser especialmente difíceis de lidar com os designers centrados no usuário. É importante lembrar que, mesmo que um arquiteto de banco de dados / sistema nunca interaja com os usuários finais, seu foco é sempre beneficiar esses usuários, seja por meio da confiabilidade, velocidade ou simplicidade do produto.
O conhecimento deles sobre como as estruturas de dados funcionam - e as ramificações de qualquer alteração na funcionalidade do produto - são muito fáceis de perder sem a entrada de especialistas. É importante convidar e incluir arquitetos de sistemas em reuniões e discussões sobre mudanças de produtos, mesmo que sua posição não pareça se relacionar diretamente.
Uma maneira de colaborar com um arquiteto do sistema é criar uma lista de verificação com as seguintes perguntas:
O recurso X afeta a estrutura de dados atual?
Existe algum trabalho adicional de design / desenvolvimento considerando a arquitetura atual?
O projeto Y entra em conflito com as entradas / saídas de usuários existentes?
Os serviços externos são afetados pelo recurso X?
Esta lista simples irá apontar você na direção certa, mesmo sem uma compreensão clara de como as estruturas de dados pré-existentes (e possivelmente) monolíticas funcionam. Qualquer coisa marcada é uma área que deve ser investigada com uma simples discussão.
Especialistas em assuntos e analistas de negócios, os assistentes de informação
Os especialistas em assuntos são adequadamente chamados; eles são especialistas no assunto e podem ser uma mina de ouro de informações únicas e valiosas. Muitas vezes, eles ganharam graus especializados no campo, ou passaram a maior parte de suas vidas trabalhando em sua indústria. Eles têm uma experiência prática com o funcionamento do negócio, e eles lembram a longa e dolorosa história e política que levou todos a onde estão hoje.
Um analista de negócios conhece os prós e contras de como a organização opera e muitas vezes cumpre a mesma função de uma PME se os dados estiverem disponíveis, mas não há um especialista interno.
Participe com as PME para saber como o gerenciamento é gerido pelo projeto para garantir que as expectativas internas sejam atendidas e que você não esteja pisando em território perigoso. Convide os analistas para as sessões de design, informando-lhes antecipadamente que são especialistas e pedindo-lhes que compartilhem seus conhecimentos de falhas históricas, conflitos políticos e outras questões que podem ser críticas para uma versão de produto bem-sucedida.
Gerentes de sucesso de clientes, o ponto de contato de um novo cliente
Quando os novos clientes são finalmente adquiridos por vendas, treinadores - ou para as empresas SaaS, os gerentes de sucesso de clientes (CSMs) - adquirem para ensinar novos usuários a usar o produto. Portanto, é evidente que os treinadores passam muito tempo conversando com usuários novatos. Um CSM tem uma perspectiva única porque eles interagem com clientes que muitas vezes não estavam envolvidos na decisão de compra de sua empresa.
Com esta perspectiva única, os formadores / CSMs podem fornecer informações valiosas para decisões de design, tanto para o onboarding do cliente quanto para o comportamento dos novos usuários. Muitas organizações empresariais seguem e monitoram como seus novos clientes usam vários produtos e logam tudo, desde chamadas para queixas, mas os treinadores têm a sensação de que os clientes realmente lutam.
Inclua um treinador senior em todas as grandes reuniões de design e pergunte sobre quaisquer decisões com eles. Faça perguntas como "Quais são as três principais reclamações dos clientes mais graves?" E "Os novos clientes estão em média satisfeitos com o produto?" E "Quais mudanças você acha que proporcionará o maior impacto positivo para você e sua equipe?" Desta forma, todos nós aprendemos sobre o que é o caminho feliz; Os instrutores são nossos olhos e ouvidos para todas as maneiras como os clientes realmente usam o produto.
Vendas, o primeiro contato do produto com os clientes
Vendas e design estão muitas vezes em desacordo. Algumas organizações são orientadas para vendas enquanto outras não são, mas não importa o que, há uma clara diferença em metas: a equipe de vendas quer aumentar as vendas enquanto o projeto quer melhorar a experiência do usuário. Eles nem sempre se alinham.
Isso não tem que ser o caso. A maioria dos vendedores tem queixas muito razoáveis para lidar com: Eles têm pouco ou nenhum controle sobre as decisões do produto, são convidados a assumir compromissos que realmente não podem prometer, e são levados a atingir metas de receita específicas, apesar de tudo. Não é surpresa que as equipes de vendas e produtos tenham acalorados argumentos regularmente!
No entanto, como treinadores, a organização de vendas tem uma perspectiva única sobre as necessidades dos clientes e, muitas vezes, essa perspectiva é a diferença entre fazer uma pequena venda e trazer uma baleia! Compreenda as diferentes áreas com as quais a equipe de vendas luta. Tente se sentar em cada tipo de chamada e aprender como essas perspectivas se comunicam.
Isso abrirá a conversa com as vendas. Não se trata apenas de ter suas necessidades ouvidas; trata-se de melhorar a experiência dos potenciais usuários em todas as etapas, desde a primeira comunicação até a onboarding. Descubra o que os vendedores ouvem das perspectivas, quais os desafios que eles têm ao finalizar o acordo e quais são as maiores preocupações depois de fechado.
Design na empresa não precisa ser um pesadelo
Como designer, todas essas peças móveis podem ser muito desafiadoras para gerenciar, especialmente quando você não é considerado um "gerente" no sentido oficial do termo. Como um dos principais interessados na comunicação entre equipes, na coleta de requisitos e no feedback do projeto, você deve ter acesso a todos esses profissionais em algum nível.
A maneira mais crítica, porém mais simples, de fazer isso é ouvir todas as partes e levar seus comentários a sério. Na maioria das organizações, o próximo passo é levar esse feedback e trabalhar com o gerente do produto para organizar os requisitos no trabalho acionável.
A partir daí, dependa das prioridades e preencha as lacunas. Em última análise, o objetivo é projetar o melhor produto, e precisamos da ajuda de todos os funcionários de desenvolvimento de produtos. Reconhecer que cada papel é importante e tornar esses funcionários conscientes do seu valor no ciclo de desenvolvimento do produto os abre para fornecer informações que um designer precisa para tomar melhores decisões de design de produto.
POR ANDI OMTVEDT - DESIGNER @TOPTAL
ARTIGO ORIGINAL - Diseño Colaborativo: Una Guía Para El Diseño Exitoso De Productos Empresariales
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