O design excelente nos guia com perfeição para um resultado encantador. Abrange toda uma experiência à medida que interagimos com um produto ou serviço. O design excelente parece simples, mas é somente através de uma compreensão profunda das pessoas e da decisão de desafiar a complexidade que o grande design é alcançado.
A viagem nos ajuda a desvendar essa complexidade ao dar novas perspectivas às ideias, além de nos ajudar a experimentar problemas que afetam o mundo em uma escala global - ou mesmo aqueles pequenos detalhes que podemos perder enquanto estamos sentados em um escritório. Um voo atrasado ou como o seu cacau é polvilhado no seu café naquela nova cidade revela muito sobre a grande experiência do usuário e sobre como projetar a emoção. A viagem ajuda a compreender os ecossistemas inteiros e oferece uma visão abrangente sobre como esses toques muitas vezes esquecidos podem mudar completamente o humor, criar um sorriso e construir uma marca. As melhores marcas são as marcas que têm empatia e sabem exatamente para quem eles existem e como entregar algo que essas pessoas se preocupam.
Tome Airbnb, por exemplo. Eles criaram todo um ecossistema de experiência para atender a alegria ao entender a jornada do usuário em todas as perspectivas, superando as expectativas desde o início, adicionando esses detalhes, como a fotografia profissional gratuita; e durante os primeiros dias, literalmente, mergulharam na experiência do usuário dormindo nos pisos de seus primeiros adotadores para entender o problema que eles estavam apaixonados por resolver de todos os ângulos. Os designers precisam experimentar pontos de dor, bem como o encanto da solução final para realmente oferecer trabalho de classe mundial, e é isso que a viagem faz por você.
Experimentando o mundo e aplicando novas idéias
Ver o mundo pode nos tornar designers mais produtivos. Estar na estrada significa que nem sempre podemos estar online. Esta interrupção periódica forçada ajuda a manter o foco, porque simplesmente não há tempo para distrações online quando cada segundo conta. Pensando em tempos em que a produtividade aumentou, eu fui levado aos momentos intermediários quando, de repente, me senti intusiasmado para tirar meu caderno no ar, por causa do modo como o sol atingiu o monitor na minha frente durante o meu vôo e me lembrou desse otimismo futurista que se emprestou perfeitamente à rebrand que eu estava trabalhando. Com maior produtividade, chegamos a soluções mais rápidas e com menos estresse. Usando nossas próprias ideias estamos fazendo um favor aos nossos clientes, bem como aos seus produtos. Além disso, descobriu-se que a viagem pode realmente nos fazer mais feliz e saudável.
As soluções de design melhoram quando entendemos mais sobre pessoas, o mundo e como interagimos com a tecnologia. Às vezes, são as coisas pequenas nas cidades que nos dão grandes idéias e novas abordagens para a resolução de problemas. Geralmente, quanto mais obscuro o desafio, mais emocionante é a aprendizagem e a aplicação da percepção. Estar em novas cidades e ver como as pessoas usam a tecnologia para facilitar suas vidas nos ajuda a projetar soluções de design culturalmente e contextualmente relevantes. Foi só depois de viver em Berlim por um tempo que nossa equipe entendeu como os habitantes locais usavam a tecnologia, bem como sua atitude em relação a ela. Na época, estávamos projetando um alarme interativo que o despertava com conteúdo de áudio de notícias ao vivo e tocava sua música favorita.
Após extensas pesquisas e testes de usuários, descobrimos que as pessoas tinham tendência a desligar seus smartphones e seu wifi durante a noite, o que, obviamente, significava que nossa abordagem ao desafio mudou significativamente. Começamos a construir uma experiência que já não dependia de uma conexão com a internet. Em São Francisco, é fácil esquecer que nem todos têm o mais atual smartphone nos bolsos e que apenas 42,3% do mundo está online. Porém, também em São Francisco ou em Seul vislumbraremos um futuro perfeitamente conectado, onde o conteúdo é contextual e relevante e até mesmo desbloquear um novo espaço de escritório será apenas com um toque a distância. É tão importante mergulhar-nos nas últimas tendências de design e interação, tão como experimentar sistemas completamente off-line. Tome como exemplo a mPesa que permite que os africanos enviem e recebam dinheiro com nada além de um telefone celular básico. Não é necessária nenhuma conta bancária, conexão ou transações em papel.
É uma perspectiva global que nos dá uma visão local.
Melhorando a experiência global do usuário com sua perspectiva pessoal
Uma experiência interessante é sentar-se no metrô em Melbourne. É o oposto do sistema de transporte bem embalado e altamente eficiente em Taipei, onde tudo se parece automatizado e puntual. Em Melbourne, com a grande infraestrutura da cidade, as jornadas são longas e, além disso, o estilo de vida relaxado faz do metrô uma experiência social. Não é incomum começar uma conversa com a pessoa sentada ao seu lado.
Em cidades rápidas como Taipei, Londres e Nova York, a socialização parece invasiva. Os passageiros são absorvidos em seus fones de ouvido e interfaces e usam sua tecnologia para criar sua própria barreira pessoal. Compreender as diferenças regionais melhora nosso processo de design, ajudando-nos a entender o que a tecnologia usa e nos conscientiza dos comportamentos existentes. Um aplicativo que oferece comida sob demanda funcionará perfeitamente em um local onde conveniência, saúde e eficiência são importantes, como em Palo Alto ou São Francisco. No entanto, pode ser um fracasso completo em cidades como Taipei, onde comer é uma experiência social e comunitária, impulsionada pelo alimento de rua e disponibilidade local.
Paul Graham articula a maneira mágica que as cidades afetam a cada momento:
"Uma cidade fala com você principalmente por acidente - nas coisas que você vê através das janelas, em conversas você ouve demais. Não é algo que você precisa procurar, mas algo que você não pode desligar."
É a maneira permeável que as novas experiências moldam quem somos como seres humanos e designers nestas viagens. A viagem oferece um rico intercâmbio cultural e uma contaminação cruzada de idéias para nos conectar com a diversidade. Estar em um novo lugar é como ser uma tela em branco para a experiência - e ter uma mente aberta geralmente leva a gerar as melhores idéias e executar os projetos mais frescos. Pensar em nossos pés levando-nos para fora de nossas zonas de conforto nos dá novos conhecimentos.
Um designer pode aprender muito com a publicidade
Uma vez, uma perspectiva completamente nova foi encontrada aparentemente fora do alcance. Eu tinha acordado especialmente cedo uma manhã para pegar um vôo de Santiago para Atlanta, e me encontrei no aeroporto muito antes do voo ter partido. Com tempo para matar, terminei conversando com uma mulher gentil que estava em uma viagem pelo mundo. Ela me contou sobre o seu fascínio pela publicidade que estava nos metros em cada cidade que visitou. Ela havia dito que ela aprendeu mais sobre as cidades através da forma como os produtos foram anunciados.
"Há muito a ser descoberto sobre os papéis de gênero, aspirações e sonhos, apenas olhando os anúncios no metrô. Em Santiago, por exemplo, há anúncios de lingerie de deusas latinas escassamente vestidas ao lado de anúncios de dicas de dieta".
Ela continuou a dizer como isso afeta essa voz silenciosa das cidades e nos ajuda a entender o que motiva as pessoas.
Na verdade, a publicidade pode fornecer pistas culturais que ajudem os designers a manterem-se atualizadas com as últimas tendências, além de fornecer informações sobre o que motiva uma cidade. Sentei-me na parte de trás de um Uber e contei os outdoors que ficavam em destaque ao longo da rodovia desolada durante a viagem do Vale a San Francisco. Visualmente esparso, notei uma campanha de outdoor que tinha apenas uma única linha: "pergunte ao seu desenvolvedor", com um pequeno logotipo vermelho Twillio na parte inferior. A implicação foi clara. Os não desenvolvedores teriam que pedir a alguém mais "experiente" do que eles para entender o outdoor.
Este é apenas um exemplo do que uma tal campanha revela sobre o que impulsiona San Francisco. Desenvolvedores são claramente respeitados e em uma posição de influência, e a colocação e o conteúdo do outdoor mostram que há uma população demográfica clara que habita a cidade, que consiste em negócios e tecnologia. Eu certamente nunca vi um outdoor que anunciava qualquer coisa iniciada ou relacionada à tecnologia em Santiago, onde o conteúdo era conduzido por aspirações bastante diferentes. Muitas vezes eu via anúncios de Becks ou Corona que representavam jovens, homens de cintura com uma garrafa na mão e algumas mulheres bonitas ao fundo, desfrutando de uma cerveja na "Playa". Foi a atitude despreocupada que revelou muito sobre as aspirações de estilo de vida da cultura, colocando ênfase na amizade, beleza e qualidade de vida. A direção da arte do anúncio mostrou um alargamento de lente ensolarado, uma tendência atualmente evidente na publicidade e no cinema.
Ficar no topo das tendências de design atuais
O design plano foi outra tendência de longo prazo no design da interface, ultrapassando o skeuomorfismo (como popularizado pela Apple) e lentamente se aproximou da publicidade clássica de maneiras interessantes. Especialmente em cidades como Londres, Paris e Nova York, onde estratégias de campanhas digitais integradas são primordiais para o sucesso de uma campanha.
Na verdade esta campanha para o McDonalds mostra efeitos de design plano e alargado da lente. Um anúncio de impressão simples não o corta, e a ideia de campanha criativa é agora chamada de "#hashtagfinking" , onde as estratégias completas e offline precisam ser consideradas. São essas cidades onde as tendências criativas são muitas vezes definidas, inspirando-se na arte, moda e cultura. Estas tendências criativas atingem a popularidade dominante, geralmente provocadas por serem trazidas para a casa graças às indústrias de publicidade e cinema, que contam uma história visual sobre o que é importante para uma cultura.
Permanecer em contato com as tendências publicitárias nos torna melhores designers porque:
Podemos identificar tendências em projetos e produtos
Podemos entender melhor o que motiva uma cultura
Podemos aprender com a clareza da voz nas campanhas efetivas
Podemos entender estratégias claras em comunicação
Esteticamente falando, há um monte de valor que uma viagem pode adicionar ao seu trabalho de design simplesmente experimentando novos lugares. Eu acredito que estar em uma nova localização pode ajudar a acabar com a estagnação que até mesmo os melhores designers enfrentam ocasionalmente. Estando familiarizado com novos pontos turísticos, sons, sabores e cheiros, nos tornamos mais receptivos ao mundo que nos rodeia - vamos ligar e perceber as coisas com novos olhos e mentes. Ao usar novas partes do nosso cérebro e ao fato de que estamos tocando isso, também somos mais propensos a abordar os problemas de forma diferente ou a chegar a conclusões alternativas simplesmente porque estamos mais conectados ao mundo naquele momento. As vezes está nos detalhes do nosso novo ambiente - a forma como a arquitetura em Melbourne faz você sonhar com geometria e encoraja você a repensar a grade do último design do site, ou a maneira como os cabelos pretos da menina brilhavam ao sol com tons azulados, lembrando que você adicionasse profundidade ao seu trabalho.
Explorar é uma grande parte do design e nos ajuda a chegar a resultados que são inovadores e breves. Da mesma forma, explorar o mundo significa que, ao entender as questões globais, as culturas e estar inspirado em novos locais, podemos traduzir efetivamente essas novas idéias em um design que encanta os clientes e as pessoas que usam sua solução.
BY DANIELLE REID - FREELANCE DESIGNER @ TOPTAL (TRANSLATED BY YESICA DANDERFER)
ARTIGO ORIGINAL: Conviértete en un Diseñador de Clase Mundial al Hacer del Mundo tu Oficina
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