Encontrando e conectando nosso TFS Server 2012
Após a instalação do TFS Server, nos é fornecida uma URL para acesso e conexão. Se não lembramos esta URL, podemos abrir o Console do TFS para recuperar esta informação, indo em [Todos os Programas -> Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2012].
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDG7yaohIP3KGUB2p4QKyYeyhoemI4dNSHXCtHkQf70v-evMsXlSxmlFuujujSn90hi7X2S4joIr1TjJ5BuZFz9lctwNM14rierOF6RjvbF3EnW_25ymTeDW6Tz9lzwu8sWsoDBLcC_8Y/s400/tfsInstall10.png)
Abaixo de [Application Tier] selecione [Team Project Collections] e note a URL para DefaultCollection.
Abra agora o Visual Studio 2012 e habilite-o para usar o TFS (Tools -> Options -> Source Control -> Current Source Control Plugin).
Depois acesse o Menu [Team] e selecione [Connect To Team Foundation Server].
Na área [Team Explorer] clique no link [Connect]. Na tela de conexão, selecione o nome no servidor TFS. Vai notar que este assistente já vai trazer o nome do computador local. É o que precisamos no momento. Selecione esta opção e clique no botão [Connect].
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKitF2hnqCe4xlyAjUkvnyWg9p7M-tsbMtoHR46y99vNsvbQgN3qajmAUPqosDusSUrrUAKXM0QHQ_VK93xA-3sbmP0ldrb8VO_oOZ_GkqaPWG18Nr7TPaQbD96VovSyXYVkjJ-8a1Pbw/s400/tfsConnect1.png)
Criando o Team Project
No Team Explorer, clique no nome [Home] para abrir um Menu de opções. Clique na opção [Projects And My Teams -> New Team Project]
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGOjdZcd-r9dsZx-5PGZtqDCHhyphenhyphenSkNBZrZWCpkGYB49W0_zOx2aGghSfvdRx8KQQ3VuTqFxS5_a38DkvDjHtuXcofrdFeVuL-fUtyMImAGr3QmG-h1t7yIylyhIUKh1wQlKuLP8pcISeE/s400/newTeamProjectTFS.png)
Agora preencha as próximas telas conforme exemplos abaixo:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJ28E_RxEx9rv95e12VXbknNLPwwyC70gn4JPtgoMJtxqTusoZzSluz478XUswBa6JABB8KQujx_JPaNtnv7eD3dvAOO6nWJy5mjtM3n93R5cpezOJ1pfKjf3ydSYF1WFcTR9KMRht0b8/s400/newTeamProjectTFS2.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPFEmSbe_V3v0Y7Z1waUWaJ61N7NgjYqAZdIiN03rCYYSGFRxxsKPVaG1TVa__pn73-z2WKFdSNOPbf-nJxqRgZYyeUet8_NdN-xbnXicOTZiWp6OEtQTKzLiccAKuwR64nr2x5K6JoOA/s400/newTeamProjectTFS3.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieRw1s71n45bs2GnH8-SOZT82Ymxgst7Get4nPuin69wn_I7Xo-k7vk2TYe2kWW4i_-6NIwchiio101445xopMUTWjaboWlGmMum9iXesjYrBfW3YYA3JWVkkJi58cyJZotgG3fnGGJD4/s400/newTeamProjectTFS4.png)
Criando o Team
Como próximo nível, precisamos criar a Equipe que vai trabalhar neste projeto (Jakob, Terje e Meeta). Faremos isto através do link [Web Access] presente no Team Explorer do Visual Studio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSGWjeQpgVs7nWg717eNUIqYx8fG2UBp3FoI694hq4F97pKwBJkxYrz70NGtQXoKOYliKF2f0T0La9H1z4RNAeqr3HjvVVkX-cNVGKSKuSjBafXMcUtuTLC-ZGvT1m99wVAo6VJnm7s7Y/s400/webAccessTFS.png)
Com o portal do TFS aberto, clique em [Manage All Members] e adicione os três membros que citei acima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6jAHNzfsa1McWfGwLPyAEk9gu2N2kkx6onNYKcSfOGHg80hFpyrOzNvunGwb_B17wWKQ45Zx7NL2xTBiHRqSlK4zhFvNUsBBUP84P57piKyUSXFQxRC0IJYEFijlQNtiSj47JuvnZqsI/s400/webAccessTFS2.png)
Só tem um pequeno problema, sua máquina não possui os usuários (Jakob, Terje e Meeta). Portanto, crie-os no seu Windows, através do Control Panel -> User Accounts -> Manage Users Accounts, e adicione-os.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_Nc1B6KDzTKb4_8wgapznIaEF_jXGXphYuU7ds7S1K-wAjuQv5f2SY_sP26MpTDOou3orrQzxI_xiL4HBouDQfbiZjL5TIH1Kx_vb7JBgh77Klh8T5oRLzPG7ESFOtmNLeIT448qpQC4/s400/userAccount.png)
Obs: Lembrando que na tela do portal do TFS você deve digitar o nome do usuário que criou no seu Windows, mesmo se não for encontrado pelo [picklist] ao qual está digitando, pois você pode adicionar usuários que não pertencem ao [domínio] em que se encontra atualmente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtQSfzEFa7jgNeCZadiHGXAXzlBA5LPUQIP84lyZjJZKxNYmcudoN1reBODU5Jlai_u0lD0mk8HzNhSx1V0y0dFFnac_pDdWFyIZJlrCXZL1wDJ_ItfJzdGDe62Y91bv2PJmR94njifGA/s400/addUserTFS.png)
Estrutuando as Áreas para Categorização e Plano de Release
Chegou o momento de definição das áreas - que é a categorização de nosso trabalho - associando uma área para o nível mais superior (para a aplicação em si que estamos fazendo) e duas sub-áreas, na qual a gerente Meeta quer que desenvolvamos, chamada [Ordering - Pedido] e [Payment]. Ela também quer dois releases do produto, o que faremos no recurso chamado [iteration].
Desta forma, novamente na tela Web Access do TFS, criaremos primeiro nossas Áreas, clicando no link [Configure work areas...]
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpzorT9EO110488ShDNG-qGhymyAg8V2nakBnegtPgFs5KhKHKwjI1KArCgMpaJSM1fDTeD0_bWMCZFCsJ2Hv1AImTYZqmbiWTdKEsFWkvMcrgzG1HmnySOaMpX3o39vzahNGRQEpZuh4/s400/AreasTFS.png)
Adicione uma área filha chamada WaiterApp, a qual será o nome de nossa aplicação. Abaixo disto, adicione mais duas áreas filhas chamadas Ordering e Payment.
Desmarque o checkbox padrão, não se preocupando com a mensagem de "erro" que aparecerá. Na sequência, marque o checkbox para WaiterApp. Agora esta aplicação se torna a área padrão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVVWfgYVOjldaGIdMTFeBZVuuPP8P-nDhmSEz-fqzvMbSKPPitIk60bLRe5db1YHeBDHvoe0khBvqbosSCPg-kNy1BEcpnGYEyzE7FJLbwStpuRRBq4-eTbpDyLMubs_oFwpdHPh0_FFE/s400/AreasTFS2.png)
Agora devemos configurar o plano de Release da aplicação. Feche a tela de Áreas e clque na opção [Configure Schedule and Iterations] da página principal do portal
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7C0RBhfO_vgkx3eu-ua4dCBwYHbPz6oBzCFHsIUNToEYfiDkZPxEvfiXjh9pqc71RGsNpohjyt1VTpNq4yh2jvlDODcvyM9I_L7_6WZl8kk08Y3FIGD50lU7PHSXWZhrFfAbQMA3k7Z8/s400/IterationsTFS.png)
Vamos agora preparar o plano para múltiplas aplicações, adicionando um novo filho abaixo do nó raiz, nomeando como WaiterApp.
Referente a nossa estratégia de release, temos duas opções
1 - Fazer como que todos os desenvolvimentos sigam a mesma agenda, usando neste caso o padrão Microsoft.
2 - Deixar que cada desenvolvimento tenha sua própria agenda. Neste caso, siga nosso exemplo e adicione os nomes das aplicações abaixo da pasta raiz.
Clique e arraste os itens [Release 1] e [Release 2] para dentro do item [WaiterApp]
Exclua as outras Releases (botão direito no item para excluir) e Sprints desnecessárias, e deixe nossa tela de Iterations exatamente como abaixo:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNcVYdRQ4xAEPlJl717hLZNj9_9T1jwPxQ6kfiHpfeQpzASEEMANzEK8jcHG5Wkr0bAs8QbGt-8M4PFPusyqDFL3EnXmAf0xeFOo9uhAuYyqzNDVUn3GWdE7BTmLDcU8lC1XnyIy_DlN0/s400/iterations.png)
Referente as datas dos Sprints, você pode colocar a sua, com um intervalo de 2 semanas, como sugestão.
Também mude a opção de Backlog para o item [WaiterApp]
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsP6if9Cz2cwi7mWdCzr4Gcy0x4hnxqEBU_j0stL9FVtxC4WeYEXTjnwLdMv8f_-s0xvb_1BOsxPW3xVSicotzzlaL45BfpNbBzWOjn60yciIj9zMxSFW-va2FzIGpmCHRyiF9JWM5MJA/s400/iterations2.png)
Na terceira parte deste artigo daremos continuidade nas configurações básicas do nosso projeto.
[]s
Nenhum comentário:
Postar um comentário
<< Ao enviar um comentário, favor clicar na opção [Enviar por e-mail comentários de acompanhamento para gtezini@gmail.com] >>